sábado, 18 de maio de 2013

GENEALOGIA DA FAMÍLIA SAMPAIO - SERRITA


Genealogia e o "estudo do parentesco”. Também considerada a ciência da História da Família, pois tem como objetivo desvendar as origens das pessoas e famílias por intermédio do levantamento sistemático de seus antepassados ou descendentes, locais onde nasceram e viveram e seus relacionamentos inter-familiares.

COMO TUDO COMEÇOU...

Sampaio, sobrenome português, classificado como sendo um toponímico, pois o nome derivou-se de uma localidade. Os Sampaio procedem de Vasco Pires de Sampaio, filho de Pedro Álvares Osório, senhor da Casa de Vila-Lobos, Conde de Trastamara e primeiro Marquês de Astorga, em Galiza. Tomou o nome da honra de Sampaio, localidade junto a Vila Flor. Tal local tinha este nome em homenagem a Sampaio, o nome vem de Sanctus Pelagius (Santo Pelagius) que depois se transformou em Sampeaio e posteriormente em Sampaio, Pelagius era um antigo nome em latim que significava “marinho”.
A família Sampaio embora tenha muitas ramificações, sua origem é uma só, Vila Flor, região de Portugal e de lá se espalhou, inclusive para o Brasil em duas regiões, Nordeste e Sudeste.

A Origem dos Sampaio de Barbalha veio do português JOSÉ QUEZADO FILGUEIRA LIMA, PAI DOS CAPITÃES-MOR JOSÉ PEREIRA FILGUEIRA e ROMÃO PEREIRA FILGUEIRA e cujos descendentes se uniram mais tarde A FAMILIA SAMPAIO.

SERRINHA/SERRITA

No século passado, foragidos das secas que assolavam a região do Cariri, no Ceará, habitantes daquelas localidades se deslocaram em busca de terras para cultivo agrícola e pastagens para a criação de rebanhos. Entre eles, Miguel Torquato de Bulhões, se instalou na margem do Riacho Traíras, dando início, ao povoado de Serrinha que se refere a uma pequena serra nas suas proximidades e foi alterado, meio século depois, para Serrita.

Em 1896, fixou residência no povoado o coronel Romão Pereira Figueira Sampaio e familiares  vindos de Jardim/Ceará. Tornou-se chefe político do povoado e o 1º Prefeito de Salgueiro. Já próximo de sua morte em 30 de abril de 1918 passou o comando político para um dos seus filhos, Francisco Filgueira Sampaio, conhecido como Coronel Chico Romão e que já executava estas funções em Serrinha.

O CORONEL ROMÃO PEREIRA FILGUEIRA SAMPAIO teve 24 filhos com 4 mulheres. Não há registro sobre o nome da primeira mulher e nem do filho, apenas que tinha o apelido de Padre Quesado e casou-se muito jovem. Há registro de um único filho chamado Alzir que se tornou padre da Paróquia de Lavras da Mangabeira pertencente a Diocese de Crato/CE.

Casou-se com IDALINA GONÇALVES LIMA natural de Serra Talhada com quem teve 08 filhos:


 1 -  Theodomiro Filgueira Sampaio – Foi prefeito de Jardim/CE.
 2 - Antonio Filgueira Sampaio
 3 - Gumercino Filgueira Sampaio – Foi 2 vezes prefeito de
       Salgueiro. Nascimento:15-04-1897 – Falec. 19-11-1993
 4 - Galdino Filgueira Sampaio – 1º prefeito de Serrita nomeado
       por 6 meses
 5 - Romão Filgueira Sampaio Filho – Foi prefeito de Exú
 6 - Martiniana Filgueira Sampaio – conhecida como
      Dona Filgueira
 7 - Francisca Theodora Filgueiras Sampaio – Tia Chiquinha
 8 - Maria Filgueira Sampaio

FILHOS COM IDALINA RODRIGUES

1 - Francisco Filgueira Sampaio - Coronel Chico Romão - chefe
     de Serrita – Nasc.:16/10/1887 -  falec.: 22/05/1964
2 - Alfredo Filgueira Sampaio
3 - José Filgueira Sampaio -  Foi prefeito de Bodocó/PE,
     conhecido como Zé Romão - Falec.: 1965
4 - Laura Filgueira Sampaio
5 - Minervina Filgueira Sampaio
6 - Merandulina Filgueira Sampaio – Tia Duzinha
7 - Maria Idalina Filgueira Sampaio – Tia Neném - Nascimento 13-06-1884 - Falec.: 29/09/1948


FILHOS COM LUZIA DE OLIVEIRA ROCHA

1 - Caraciole Filgueira Sampaio
2 - Aparicio Filgueira Sampaio
3 - Felinto Filgueira Sampaio - Nascimento: 1910 - Falec.: 1983
4 - Benevides Filgueira Sampaio
5 - Delmiro Filgueira Sampaio
6 - Gracilina Filgueira Sampaio
7 - Enedina Filgueira Sampaio
8 - Maria Luzia Filgueira Sampaio
9 - Maria José Filgueira Sampaio

Colaboração: João Bosco Sampaio Canejo e Francisco Sampaio
Arquivo - Fátima Canejo.

8 comentários:

  1. Os Sampaios do Nordeste procedem do alferes Gonçalo Coelho de Sampaio.Em 1749 já era senhor do sitio juazeiro, fundador de M. Nova.Seus bisnetos(entre eles o avo paterno de Chico Romão Joaquim Manoel Sampaio q Casou nos filgueiras) se fundiram com os Bisnetos do fundador de Barbalha(Francisco Magalhães Barreto e Sá).Para mais informações entrar em contato com ISACK SAMPAIO pelo face.

    ResponderExcluir
  2. Há algum tempo fizemos a história do combatente da revolução de 1932, em São Paulo, Delmiro Figueira Sampaio. Não estou conseguindo passar o link da família, não sei qual o motivo. Meu texto foi:
    Voluntário Delmiro Filgueira(s) Sampaio e a Revolução de 32 em São Paulo
    http://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2013/06/voluntario-delmiro-filgueiras-sampaio-e.html

    ResponderExcluir
  3. De fato José Quesado Filgueiras Lima é ancestral de grande parte da família Sampaio(em particular do ramo Filgueiras Sampaio)de onde vieram uma parte dos Sampaio de Barbalha,e todos os Sampaio de Jardim,Porteiras,Serrita,Salgueiro e Exu.Mas não podemos dizer que ele seja o ancestral de todos os Sampaio como um todo,pois semente àquele ramo que se uniu por casamento a alguns Filgueiras,como é o caso de Joaquim Manuel Sampaio,que se casou com Francisca Teodora Quesado Martins Filgueiras,filha está por sua vez do primeiro Romão Pereira Filgueiras(OBS:sem o Sampaio),que já era filho dos patriarcas dos Filgueiras,José Quesado Filgueiras Lima e Maria Pereira de Castro.O esposo de Francisca Teodora Martins Filgueiras,Joaquim ManoelSampaio,era filho por sua vez de Manuel do Nascimento Sampaio,este já sendo filho de Antônio Correia Sampaio(de onde vem os Correia Sampaio de Barbalha e Missão Velha),está última cidade sendo o berço e chão de origens do Sampaio Caririenses que se espalharam para outras cidades do Cariri e cidades do vizinho estado de Pernambuco.Antônio Correia Sampaio,por sua vez era filho do patriarca da família Caririense dos Sampaio,o alferes de ordenanças Gonçalo Coelho de Sampaio,que foi dono do sítio Juazeiro em Missão Nova de(Missão Velha),de origens baiana da cidade de Inhampube para alguns ou de origem Sergipana da cidade de Pé do Banco para outros.Portanto pode-se dizer com certeza que o ancestral(no contexto geral da família),de toda família Sampaio do Cariri e sertão Pernambuco,seria de fato Gonçalo Coelho de Sampaio,através do um dos seus filhos,Antônio Correia Sampaio,já que ele teve outros filhos/as,que tiveram grande geração com o sobrenome Sampaio oculto e suplantado por outros sobrenome,através de casamentos no qual foi sendo perpetuado o sobrenome do esposo que se uniu por casamento a mulheres Sampaio.OBS:O Romão Pereira Filgueiras Sampaio(chefe político de Jardim e Salgueiro),era neto materno de Romão Pereira Filgueiras(sem o Sampaio),pois ele era de fato Filgueiras e irmão do capitão-morro do Crato,José Pereira Filgueiras,pois o que aconteceu foi que uma filha do Romão Filgueiras se casou com um Sampaio(Joaquim Manuel Sampaio)e esse casal foram os pais de Romão Pereira Filgueiras Sampaio(este sendo neto materno do primeiro Romão Filgueiras).

    ResponderExcluir
  4. Quem foram os patriarcas do Escritor ROMÃO FILGUEIRAS SAMPAIO, que nasceu em 18 de novembro de 1915, também no Crato e editou 48 livros, entre eles o História do Ceará; e qual o nome completo de sua esposa, que se chamava Hilda e o que se sabe dela?...

    ResponderExcluir
  5. Prezados, como é bom ler sobre a minha família. Sou bisneta de Alfredo Filgueira Sampaio com Dona Lindô (Olindina Bem Sampaio). Neta de Alzenira Sampaio Teles e Aldo Xavier Teles. Meus avós tiveram 21 filhos. Nossa família é enorme. Sou Renata Teles, residente em Petrolina PE. E-mail: renatatpeixoto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Muito importante essa alimentação ancestral sou muito satisfeito com minha família e os que não conheço tenho o mesmo carinho e consideração

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, minha vó tem o sobrenome filgueiras quezado, e meu pai chama-se Sebastião quezado, nascido no Crato/CE, coronel da reserva da Polícia Militar de Roraima

    ResponderExcluir
  8. Olá! Meu nome é Conceicao Sampaio. Sou neta de Luiz Filgueira Sampaio, nascido na cidade do Crato. A única informação que tenho eh que trabalhou na Marinha e casou-se com uma indígena em Ladario (Mato Grosso), onde nasceu meu pai. Sou gaúcha e gostaria de alguma informação! Obrigada! Meu mail é cacanhosampaio@hotmail.com

    ResponderExcluir